Presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) Roque Pellizzaro Júnior disse em Goiânia no dia 9 de abril que o varejo precisa se preparar para enfrentar uma nova geração de consumidores altamente tecnológicos. A convite da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás, ele ministrou palestra no auditório da CDL Goiânia sobre o atual e o futuro cenário do varejo brasileiro. Para o presidente da CNDL, o perfil do segmento vem mudando muito e rápido nos últimos 25 anos em razão da segmentação das indústrias, das transformações da tecnologia e do novo consumidor, com mais expectativa de vida, mais renda e acesso ao crédito e, principalmente, conectado à internet.
Roque Pellizzaro Júnior fez uma explanação descontraída, exibindo imagens e vídeos que retratam as mudanças aceleradas do varejo nos últimos anos. Para o presidente da CNDL, um dos sintomas da transformação do segmento foi o desaparecimento das lojas de produtos de R$ 1,99. “As pessoas deixaram de querer qualquer produto para optar pelo melhor produto”, disse. Ele lembrou que no Brasil o consumidor tem atualmente expectativa de vida de 75 anos, tem emprego, casa mais tarde, tem filho mais tarde e estuda mais. Ou seja, está mais exigente e conectado à internet.
“A internet mudou a forma de relacionamento entre pessoas e negócios. Os smartphones vão estar no bolso de todo mundo. As mídias sociais se fazem necessárias em qualquer estabelecimento porque o consumidor quer interagir. Hoje, 73,5% dos usuários das redes sociais seguem os perfis de marcas e 22,4% levam em consideração as opiniões emitidas nesses locais”. Para o presidente da CNDL, o varejista brasileiro precisa se preparar para atender a Geração Y, aquela que não vive mais sem as inovações tecnológicas. “Em mais cinco anos a Geração Y será 60% do mercado de trabalho. Essas pessoas não têm paciência e querem viver na loja física o que experimentam em tecnologia. Este é um conceito de realidade social que o varejo precisa se adaptar”.
Próximo ao Dia das Mães, a segunda melhor data para o varejo, Roque Pellizzaro Júnior aconselhou aos proprietários de lojas: “Antes de planejar o estoque estudem quem é o cliente da loja. Estar preparado significa ter uma estratégia. Todo mundo que não tem uma estratégia está na estratégia de alguém”.
Fonte: Ascom CDL Goiânia e FCDL Goiás