Conscientizar a população, em especial os jovens, sobre a importância da direção responsável. Este é um dos principais objetivos da campanha nacional “Não Morra no Trânsito”, liderada em Goiânia pela Câmara de Desenvolvimento Lojista Jovem (CDL Jovem), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Na próxima sexta-feira, 20 de setembro, integrantes da CDL Jovem e do programa “Balada Responsável”, do Detran, visitarão bares e casas noturnas da Capital, onde farão um trabalho de conscientização sobre os riscos da direção aliada ao consumo de bebidas alcoólicas.
A campanha “Não Morra no Trânsito" é realizada anualmente em todo o País, sob a coordenação da CDL Jovem do Brasil. Trata-se de uma ação realizada durante a Semana Nacional de Trânsito, que, neste ano, está sendo realizada entre os dias 18 e 25 de setembro. É a primeira vez que Goiânia participa da campanha, mas a expectativa é que a iniciativa transforme-se em tradição na cidade. É o que garante o presidente da CDL Jovem Goiânia, Ricardo Teodoro. “É uma ação muito diferente, uma vez que são jovens conscientizando outros jovens. Isso é muito válido e, com certeza, no próximo ano, estaremos novamente com essa campanha”, afirma.
Dados do Ministério da Saúde mostraram, no início do ano, que 21% dos acidentes de trânsito estão ligados ao consumo de bebidas alcoólicas. Por isso, o principal foco abordado pela iniciativa será alertar a população dos ricos proporcionados pela combinação álcool e direção. No entanto, outros aspectos também serão apontados. Parte das ações de coscientização estarão voltadas para a importância do uso do cinto de segurança e os riscos da direção em alta velocidade.