Para vender a prazo em uma época em que muitos brasileiros estão negativados, é necessário que empresários reavaliem e flexibilizem sua política de crédito. Assim, para oferecer oportunidades a inadimplentes de forma mais segura, existem no mercado ferramentas que auxiliam o empresário a realmente conhecer seu consumidor e ajudar na identificação daqueles que têm maior probabilidade de pagar contas atrasadas, ainda que já possuam alguma restrição ou pendência.
Pensando nesse momento da economia, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL) disponibiliza nas consultas de CPF o Collection Score Plus, uma nova opção para complementar a análise de crédito, apresentando em nota a possibilidade do cliente pagar a dívida em atraso. A pontuação varia entre 1 e 1.000 e quanto mais perto de 1.000, maior é a chance de pagar.
Dessa forma, o lojista vai além da identificação de restrições ao CPF e fica sabendo mais sobre seu cliente. Isso porque, a análise de crédito deve ser completa, pois identificar se há restrição no CPF ou CNPJ muitas vezes pode não ser o suficiente para concluir a análise de concessão de crédito.
Com o Collection Score Plus há ainda outras informações complementares e opcionais disponibilizadas nas consultas, como estimativa de renda do cliente e o grau de comprometimento com gastos básicos, como consumo de água e luz.
Essa análise mais individual e específica pode ajudar empresários a conhecer mais sobre o comportamento financeiro do consumidor e identificar oportunidades de concessão de crédito de acordo com cada perfil. Entre os inadimplentes, cada caso é um caso. Há diferenças, por exemplo, entre quem possui uma dívida ocasional e quem é recorrente na falta de pagamento.
Três em cada dez brasileiros ainda utilizam crediário
Para se ter ideia da importância da análise de crédito, o crediário ainda é adotado por uma parcela significativa da população brasileira. Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que três em cada dez consumidores (27%) utilizaram o crediário para fazer algum tipo de compra no último ano — seja por meio dos cartões de loja ou dos populares carnês e boletos.
Para 26% das pessoas ouvidas pelo estudo — e que utilizaram essa forma de pagamento nos últimos doze meses —, o crediário é uma boa opção de pagamento porque permite o parcelamento das compras. Outros 22% enxergam a vantagem de poder fazer compras mesmo sem ter dinheiro e 21% buscam mais prazo para pagar.
Outro dado aponta que, nos últimos 12 meses, 20% utilizaram o crediário menos de três vezes ao ano, enquanto 18%, três vezes ao mês. Embora o uso do crediário esteja restrito a minoria dos consumidores brasileiros, o público que contrata um cartão de loja ou o popular carnê ainda utiliza com frequência essa modalidade de pagamento.
Considerando os que recorreram a essa modalidade no período, 56% afirmaram ter algum crediário em aberto. Entre aqueles que souberam informar quantos crediários possuem atualmente, a média é de dois por pessoa.
Ainda entre os que compraram com carnê, boleto ou cartão da loja, 39% disseram que recorreram ao crediário por não ter condições de realizar a compra pagando à vista, em dinheiro. Já 17% aderiram a essa forma de pagamento porque não tinham limite no cartão de crédito, 13% em razão da pouca burocracia e 11% para fazer mais compras.
Associação
Para ter acesso ao Collection Score Plus e a outras soluções disponíveis, é preciso se associar ao Sistema CNDL por meio da CDL Goiânia. Para isso, basta acessar o site www.cdlgoiania.com.br