Pesquisa realizada pela Grupom mostra que o valor médio dos presentes ficou em R$ R$ 233,85. O gasto total para a data deve injetar mais de R$ 93 milhões na economia da Capital.
Pesquisa de Intenção de Compras encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia mostra que 49,3% da população economicamente ativa da Capital pretende presentear no Dia dos Namorados 2018, comemorado no dia 12 de junho. O valor médio dos presentes ficou em R$ 233,85, sendo que o gasto total para a data deve injetar mais de R$ 93,63 milhões na economia goianiense – mais de R$ 10 milhões a mais que no ano passado, quando a previsão foi de R$ 83,45 milhões. O trabalho foi realizado pela Grupom Consultoria Empresarial durante o mês de maio.
A pesquisa mostrou ainda que a maior parte dos consumidores (65%) que irá comprar presente este ano pretende pagar à vista, a exemplo do que ocorreu no ano passado. Outros 29,1% escolheram o cartão de crédito como forma de pagamento.
O estudo mostra que os mais presenteados serão os esposos ou esposas (67,3%), seguido dos namorados (28,1%). Entre os consumidores que já escolheram o item que vão comprar, o vestuário (28%) foi o mais citado, seguido de perfumaria (24%), acessórios (16%), calçados (14%) e flores e plantas (12%). Um dos itens que chama a atenção é joias e assemelhados, que este ano tem 10% de preferência, sendo que em 2017 foi de 3,1%.
Local
Das pessoas que vão presentear este ano, 86,8% sabem onde comprar o presente. A preferência é pelas compras em Shopping Center (61,2%), seguido de lojas de rua (30,9%) e internet (8%). Entre os que vão presentear, 71,4% realizarão pesquisa de preços. Na hora de decidir, a localização define a escolha de 48,4% dos consumidores e o preço é fundamental para outros 20,7%.
Confira dados da pesquisa
- 49,3% da população economicamente ativa de Goiânia pretende presentear neste Dia dos Namorados;
- A maioria (65%) quer pagar em dinheiro;
- O valor médio de cada presente ficou em R$ 233,85;
- 61,2% farão as compras em shoppings e, 30,9% em lojas de rua;
- 67,3% pretendem presentear as esposas ou esposos e, 28,1%, namorados (as);
- Vestuário foi o presente mais citado (28%).