Especialistas se reúnem em Brasília para discutir tendências e oportunidades da indústria de certificação digital
A diretora executiva da CDL Goiânia, Alexandra Lima, e a gerente de Negócios da entidade, Dina Marta Correia Batista, pariticipam do CertForum 2018, principal evento da indústria de Certificação Digital do país, realizado Centro
de Eventos e Treinamento da CNTC, em Brasília. No local, gestores e representantes do mercado debatem sobre as oportunidades e tendências do segmento, que é um dos mais promissores na área de tecnologia. O evento, que termina nesta quinta-feira (05/07), conta também com a participação de representantes do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
O certificado digital é uma tecnologia que permite a assinatura de documentos de forma virtual com a mesma validade jurídica de um documento assinado à mão e reconhecido em cartório. Ou seja, é um documento eletrônico que possibilita comprovar a identidade de pessoas físicas, empresas e sistemas, para assegurar as transações online e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica. Para alguns casos, o certificado digital é inclusive obrigatório. Dependendo da renda, a Receita Federal só permite fazer a declaração de Imposto de Renda usando o certificado digital.
Além da agilidade nos processos, o método apresenta uma significativa redução de custos com uso, gerenciamento e armazenamento de documentos. O certificado garante mais segurança para as transações online e a troca eletrônica
de documentos, sem contar eliminação do uso de papel, promovendo a sustentabilidade ambiental. Esta é a 16ª edição do CertForum, realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid.
Certificação Digital SPC Brasil
O SPC Brasil emite, distribui, renova, revoga e gerencia certificados digitais em todo o território nacional. A área de certificação é uma das mais promissoras da entidade e já se encontra entre os oito principais players do mercado. Em 2017, foram emitidos, em média, mais 12 mil certificados por mês, um crescimento de 17% em 12 meses. Presente em todas as regiões do país, há mais de 300 postos de certificadores que ofertam a ferramenta do SPC Brasil.
“A certificação digital é um instrumento que garantirá no futuro um mundo sem papel, levando ao empresário rapidez, sigilo e segurança em ações comuns do dia a dia. Cada vez mais utilizado por empresas e por órgãos governamentais,
trata-se de um mercado praticamente imune à crise e que movimenta anualmente algo em torno de um bilhão de reais. Como mais da metade de pessoas físicas e jurídicas ainda não possuem um certificado digital, a nossa expectativa é de que o mercado cresça ainda mais pelos próximos anos, principalmente porque cada certificado tem um prazo de validade e precisa ser renovado a cada três anos no máximo”, afirma Roque Pellizzaro Junior.