CDL EM FOCO
Ação solidária
Colaboradores da CDL arrecadaram roupas e calçados para a ACCG
Durante uma campanha realizada no final de 2009 mais de 500 peças de roupas e calçados foram arrecadados para a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG). A ação interna da CDL foi proposta pela supervisora de Gestão de Pessoas, Cida Gomes dos Santos.
As doações foram entregues à responsável pelo Setor de Voluntariado da ACCG, Ângela Machado de Sá. “As peças terão duas finalidades, uma parte será colocada à venda na loja da Associação, que fica ao lado do Hospital Araújo Jorge, e as demais serão doadas para os pacientes mais necessitados, principalmente em casos quando a pessoa vem ao hospital para uma consulta e precisa ficar internada, sem roupas para se trocar”, explicou.
O dinheiro arrecadado com a loja da ACCG, batizada de Nossa Loja, é revertido para os pacientes mais necessitados. “São comprados remédios, próteses, passagens de ônibus, colchões especiais, etc”, disse Ângela. As peças têm custo de R$ 2,00 a R$ 70,00 e atingem públicos diferentes, como os próprios pacientes do hospital e até alunos e professores de faculdades próximas.
Está não foi a primeira vez que os colaboradores da CDL se engajaram em campanhas solidárias. Em 2008 foram arrecadados mais de 140 litros de leite, repassados para a Associação de Serviços à Criança Especial de Goiânia (Ascep), localizada no Jardim Europa; e 82 quilos de alimentos para o Centro de Educação Infantil Padre José Bazzon, do Jardim América.
Ação Pipoca
Por iniciativa do Recursos Humanos da CDL de Goiânia, desde o início do ano os funcionários da entidade contam com exibição de filmes no horário de almoço.
Além de levar cultura e entretenimento para a equipe, a iniciativa, batizada de Ação Pipoca, visa envolver os colaboradores num clima de confraternização. A Ação Pipoca ocorre sempre às sextas-feiras, duas vezes por mês, e os filmes a serem exibidos são escolhidos pelos funcionários.
Equipe reforçada
A CDL Goiânia conta com novo Gerente de Vendas
Trata-se de Lindomar Gomes de Andrade, 33 anos, formado em Administração de Empresas, com 15 anos de experiência em multinacionais que traz no currículo passagens pela Ambev e Vivo. Casado, Lindomar é pai de Sophia, 2 anos, e Heitor, recém-nascido.
Aconteceu
Diretor de CDL Goiânia e presidente do Rotary Clube 24 de Outubro, Antonio Meneghello esteve no final de 2009 com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Meneghello entregou ao ministro o banner da campanha de educação e conscientização ambiental, Preserve o Planeta Terra, desenvolvida pelas duas entidades.
Escola do Varejo
Varejistas buscam qualificação
Unidade de conhecimento da CDL investe em curso de formação de gerentes
Unidade da CDL Goiânia, a Escola do Varejo fechou o ano de 2009 com um saldo de 150 eventos realizados, entre cursos, palestras e workshops, tendo atingido quase 4 mil pessoas. Os resultados mostram que é cada vez mais crescente a procura por qualificação. Gerente da Escola do Varejo e do Banco de Talentos da CDL Goiânia, Meri Dias aposta em muito trabalho também em 2010. “Já podemos sentir isso pela procura dos cursos no mês de janeiro, um período em que tradicionalmente as pessoas estão fora de Goiânia por causa das férias escolares”.
Em janeiro, duas turmas com 36 alunos participaram do curso Desenvolvendo Competências Gerenciais. Outras 37 pessoas integraram a turma do curso Estratégias Para Vender Mais e Melhor.
A principal novidade para 2010 na Escola do Varejo são cursos de formação para a área gerencial, mas em dois módulos. Em um, mais comportamental, os alunos recebem informações sobre liderança. No outro, voltado para a área administrativa, são ensinados conhecimentos sobre fluxo de caixa, custo de estoque, planilhas, gerenciamento de pessoa, entre outros.
A proposta da direção da Escola do Varejo é que os cursos em módulos sejam oferecidos dentro do programa In Company. Trata-se de uma ação integrada que vai para dentro da empresa descobrir suas carências, erros e necessidades prementes. O primeiro ato é o cliente oculto, um profissional que se passa por cliente para identificar os problemas da empresa. A partir daí é feito um diagnóstico e uma planilha de ações que podem ser implementadas para sanar os entraves que vieram à tona.
“O nosso cliente começou a perceber que é preciso investir em treinamento de pessoal e a missão da Escola do Varejo é contribuir para o crescimento dos lojistas, por isso acreditamos que em 2010, a procura por cursos de qualificação pode crescer 40%”, acredita Meri Dias.
Trabalho conjunto
A Escola do Varejo e o Banco de Talentos da CDL Goiânia atuam em parceria. Ao requisitar um profissional entre os cerca de 15 mil currículos cadastrados no Banco de Talentos, o lojista tem a chance de encontrar alguém preparado para o segmento do comércio em decorrência dos cursos específicos do varejo oferecidos pela Escola do Varejo da CDL Goiânia.